Conselho sobre Investimento: Não seja Medíocre.

by AmigoRico.org on July 31, 2006 · 50 comments

“Anos atrás perguntei a meu pai rico: Qual conselho o senhor daria para um investidor médio? Sua resposta foi: Não seja medíocre.”

Este é o diálogo inicial do livro “O Guia de Investimentos do Pai Rico”. O conceito por trás é que 10% dos investidores são donos de 90% das ações de empresas americanas, ou seja, no mundo dos investimentos, não há espaço para o médio. Estou lendo o “Guia de Investimentos” atualmente e gostando muito. Resumidamente, trata das 5 fases para você se tornar um investidor sofisticado.

Desde o início do AmigoRico.org, sempre tive idéia de bolar um Mini-Curso na Internet. Algo simples, um texto enviado para o e-mail dos “alunos”, como um curso por correspondência. E as tais cinco fases para se tornar um investidor sofisticado me soaram como as 5 aulas para se tornar um investidor sofisticado.Assim, sejam bem vindos à aula inaugural. Serão no total seis aulas de 5 minutos cada. Nada de provas, mas a leitura é obrigatória.

Para que serve o curso? Simples, apresentar a idéia-chave de cada fase para se tornar um investidor sofisticado. O título? “Mini-curso: os 5 passos para se tornar um investidor sofisticado”.

Cinco fases? Investidor sofisticado? O que são esses termos?

Vamos começar. Investidor sofisticado é aquele que tem os 3 “Es”:

1) Escolaridade;
2) Experiência; e
3) Excesso de Dinheiro.

Por exemplo, um artista famoso pode ter excesso de dinheiro, mas não significa será um investidor sofisticado, pode ser que faltem o conhecimento e a experiência. É essa combinação de 3Es que fará com que você se distancie da média. Algumas citações do livro, dentre várias: “Se você quer ser rico, descubra o que todo mundo está fazendo e então faça justamente o contrário”; ou então “a maioria dos investidores diz não arrisque, os investidores ricos assumem riscos” e “a maioria dos investidores diz diversifique, investidores ricos se concentram”. Assumir riscos, por exemplo, exige boa escolaridade e experiência.

E como, então, fazer para se tornar um investidor sofisticado? Robert Kiyosaki, autor do “Guia de Investimentos do Pai Rico”, começou do zero e aponta cinco fases com os seguintes “títulos”:

- Você está mentalmente preparado para se tornar um investidor?
- Que tipo de investidor você deseja ser?
- Como montar um negócio forte?
- O que é um investidor sofisticado?
- Devolver.

Nas próximas cinco aulas abordaremos o ponto-chave de cada fase. Nossos 5 minutos estão se esgotando. Agradeço a sua presença e aproveito para convidá-lo para a próxima aula. Sua participação já será uma oportunidade para adquirir o primeiro dos 3Es – a Escolaridade.

——————–———
Texto escrito tendo como referência bibliográfica o livro “O Guia de Investimentos do Pai Rico” de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter. Se você achou este artigo interessante, visite
www.amigorico.org.

————– Os créditos acima não podem ser excluídos do texto ——–

Texto escrito com base na seguinte referência bibliográfica:

- Livro O Guia de Investimentos do Pai Rico” de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter. Para comprar no Submarino, clique aqui e Livraria Cultura (esgotado).

Que tal enviar este artigo para um amigo? Que tal convidar um amigo para participar do “mini-curso”? Informação livre. Envie por e-mail para seus amigos. Copie. Imprima. Distribua. Publique. Divulgue. Basta mencionar a fonte na íntegra.

Related Articles:

Desde 2002, AmigoRico.org indica as melhores fontes de informação gratuitas para ajudar você a cuidar do seu dinheiro. São mais de 20.000 inscritos em nosso boletim gratuito. Inscreva-se gratuitamente no boletim Amigo Rico e receba artigos, resumos e novidades para o auxiliar na conquista da Independência Financeira

AmigoRico.org recomenda também o livro SuasFinanças.com da Coleção ExpoMoney.

{ 50 comments… read them below or add one }

Vanderlei October 25, 2006 at 12:43 am

Boa Noite, li a primeira aula e estou curioso em relação ás próximas, muito bom

Parabens!!!

Bruno Fonseca October 25, 2006 at 1:52 am

Adoro os livros de Kiyosaki e Sharon e já li o Guia a algum tempo, porém sabe com é, moro atualmente em Brasilia e o pessoal aqui só pensa no funcionalismo público e não dá para conversar. Sua iniciativa de lidar com um ativo valioso, que é o capital intelectual, na verdade é uma grande opoturnidade de conhecimento para todos nós.

Obrigado, Marcelo.

Até…

Bruno Bernardo Fonseca
Aquiteto de Software – PNUD/ONU
Brasilia – DF

Junior October 25, 2006 at 2:40 pm

Cara, Muito boa a ideia, do mini-curso, vamos tracar conhecimentos, estou começando a ler “O Guia de investimentos” e no começo ta muito bom, falando de começar do zero, essa é minha situação.
Aguardo a proxima aula.
Valeu!!!!!!

Joacy October 25, 2006 at 3:47 pm

Olá Marcelo, já li vários livros que tratam do mesmo tema da questão de como ficar rico, sair da dita corrida dos ratos e ter prosperidade.
Gostaria de agradecer pelas informações prestadas no seu site.
Tenho trabalhado arduamente para superar antigas atitudes que atrapalham o crescimento financeiro, uma delas é o medo de perder. Criei coragem e investi parte dos meus ainda parcos proventos na compra de ações. Tem sido muito interessante a experiência, tenho aprendido muito e acho isso muito gratificante. Pretendo continuar investindo e aprendendo cada vez mais.
Gostaria de entrar em contato com o Robert Kiyosaky, você poderia me enviar o contato dele ou me dar uma dica de como faço pra conseguir isso?

Abraços
Joacy (São Luís/MA)

Denis Vasconcelos November 1, 2006 at 4:48 pm

Olá Marcelo, muito legal a sua atitude de dar essas 5 mini-aulas, estou aprendendo muito a respeito de finanças graças a vcs. Um abraço

Luiz Roberto November 9, 2006 at 11:36 pm

Marcelo

excelente, continue e parabéns

Michael January 15, 2007 at 4:38 pm

Falou jovem estou firme para a proxima aula!
abraços…

MARIANE ISABELE February 9, 2007 at 1:29 pm

Gostei muito tambem estou curiosa vou indicar o mini curso pra os amigos q assim com eu sao jovens e não sabem por onde e nem como começar..

josé Renato February 12, 2007 at 12:14 am

Li o artigo e caiu como uma luva para mim! estou tentando ser um investidor , mas não sei por onde começa, estou ansioso pela próxima aula.

LATERCIO March 5, 2007 at 2:27 pm

OLA MARCELO estou adorando as dicas
OLA BRUNO TAMBEM SOU DE BRASILIA E QUANDO VC QUIZER FALAR SOBRE O ASSUNTO BASTA VC ENTRAR EM CONTATO. 61.84412191

Duilio March 12, 2007 at 12:32 am

valeu amigão gostei

jane March 12, 2007 at 6:16 pm

Realmente o mercado não tem mais espaço para pessoas medianas. Ser mediano é muito pouco num mundo complexo como o nosso. Agradeço as dicas. Estou aberta para discutir esse assunto, pois acho maravilhoso ser empreendedora, ainda que no Brasil, Jane.

Silvia March 20, 2007 at 12:34 am

Marcelo, estou achando muito bom ler suas dicas, sou iniciante e fiz recentemente um investimento em açoes e estou um pouco insegura, ja que houve uma baixa no momento, por isso quero aprender para não ter que desistir.
Obrigada!

Sebastiao May 5, 2007 at 5:30 pm

Caro Marcelo,

Excelente sua iniciativa. Da orgulho participar da prosperidade que dissemina.

Sebastiao

Joseane June 4, 2007 at 2:39 pm

Muito boa esta sua iniciativa de ajudar outras pessoas a encontrar o melhor caminho rumo a independencia financeira. Li varios livros do Roberto Kyiosaky e sao realmente muito interessantes.
Outro livro otimo sobre o assunto eh: Os segredos da mente milionaria – de T. Harv Eker. Ele tem um preco bem acessivel e nos ensina como banir da nossa vida conceitos que muitas vezes adquirimos na infancia e que bloqueiam nosso sucesso, nao soh financeiro, mas ref. a todos os aspectos de nossa vida.

Chris Àllmêída June 8, 2007 at 12:13 pm

Parabéns pelas dicas.
Temos um grupo aqui em Campinas, no Instituto Darma, e estudamos os livros do Robert periodicamente. As informações do Amigo Rico complementam nosso trabalho.
Abraços e Sucesso!

Rosana Antunes June 25, 2007 at 4:18 pm

Ola marcelo

Gostei muito desta primeira aula, estou aqui no trabalho ainda sou uma mãe pobre mas estou me reeducando para me tornar uma mãe rica. Somos em 3 moças aqui no serviço e justamente esta semana estavamos pensando e analisando como investir em bolsa de valores e como fazer p/ não ter um fracasso. Aguardo a proxima aula

Kátia Tribiolli June 29, 2007 at 4:50 pm

Acho que este mini-curso virá em uma boa hora. É sempre bom aprender coisas interessantes e importantes, que ainda lhe trará bons resultados futuros. É isso que acontecerá com cada um que receber as 5 lições e saber tirar bom proveito delas.

Este artigo foi FE-NO-ME-NAL! E garanto que as 5 lições também serão.

Um abraço.

Kátia T. Corrêa
multi_rendas@yahoo.com.br

Marilene Passos June 30, 2007 at 10:36 pm

Li a primeira parte do mini-curso e gostei, sou estudante do curso da administração e desde o momento em que li o livro Pai Rico Pai Pobre tenho me interessado por ser uma investidora. abraço!

Ivanio Antunes Jácome July 20, 2007 at 12:48 pm

Olá Marcelo, muito boa a idéia do mini-curso.
Parabéns, estarei aguardando os próximos boletins, muito obrigado.

MARA AVANCINI August 18, 2007 at 4:58 pm

Desejo ser uma investidora sofisticada. Não perco essas aulas por nada.

KATIA September 4, 2007 at 1:06 pm

Poxa isso sim é uma boa noticia.Estou em Portugal e morei toda minha vida em Brasilía antes de vir pra cá.Estou feliz em poder contar com sua ajuda nesse site.Adoro a sua iniciativa.

Marcelo Yamanaka September 11, 2007 at 4:22 pm

Realmente o CONHECIMENTO e AÇÃO é o que diferencia um dos outros.
Sou grato a vc pelo acréscimo que dá ao meu conhecimento .
Desejo-lhe vida longa e prosperidade !
Um abraço fraterno,
Marcelo Yamanaka

Reinaldo Sousa September 20, 2007 at 4:28 pm

Tenho lido tudo que diz sobre investimento, e recentemente terminei de ler o livro \”$egredo$ Do Homem Mais Rico que já Existiu\” (Mike Murdock). Recomendo é muito bom. E or artigos deste blog é de mais, minha sujestão é que possamos repassar oportunidades de pequenos investimentos que pode mudar o estilo de vida em curto prazo.

Faço parte da \”Organização Mundial de Negócios pela Internet\”, e podemos falar desta grande oportunidade de investimento que atualmente e o maior portal do mundo para pequenos e microempresários. E o melhor é totalmente brasileira sem concorrência.

Um braço a todos,

Reinaldo Sousa
reysousa@htmail.com

A.J September 24, 2007 at 2:30 pm

Agradeço muito pelas orienatações financeiras, seguindo corretamente é posssivel, chegar onde quiser, acrtedito nisso, pois desde que li o livro \”pai rico pai pobre\” e acompanhando os boletins as coisas começaram a melhorar.

Anne September 25, 2007 at 2:21 pm

Olá pessoal!
Marcelo adorei a ideia do mini curso, estou mesmo precisando do 1º ES, para poder seguir em busca dos outros ES.
Muito sucesso no nosso curso. Q todos possamos aprender e enriquecer.
Abraços.

Karin October 12, 2007 at 4:59 pm

Parabéns Marcelo!

Mais um curso super interessante!

Obrigada pelo convite!

Daniel Rubens Tressoldi November 4, 2007 at 3:43 pm

mto bom.. estou curioso pelas próximas aulas!!!

constancia November 5, 2007 at 7:45 pm

Muito interessante! Já estou ansiosa para fazer tal curso.
Estou passando para toda a família. beijos Constancia

Romero Pereira November 28, 2007 at 12:31 pm

Gosto muito dessas idéias, comentarios,aulas, com ceteza tirarei muito proveito. Marcelo Junqueira Angulo obrigado mais uma vez.

Abraço

Fred Fraiha December 2, 2007 at 2:45 am

Valeu. Ficou o gostinho de \”quero mais\”.

Juliano Lucena December 3, 2007 at 3:59 pm

Adorei a ideia e espero que este mini-curso seja muito importante para todos como espero que será para mim.
Obrigado Marcelo e seja muito feliz por passar suas experiências para todos nós.
Um abraço.
Juliano Lucena

carlos luqui May 19, 2008 at 2:55 pm

Muito agradeço suas aulas e já estou aguardando-as.
CArlos

emanuela May 28, 2008 at 5:25 pm

adorei a idéia do mini-curso, já estou esperando a próxima aula.

wesley October 6, 2008 at 5:44 pm

otimoooooooooooo.

Marcelo November 3, 2008 at 5:53 pm

Estou me dedicando a ser um investidor sofisticado. Aguardo ansiosamente. Obrigado.

Mel November 21, 2008 at 6:37 am

Adorei a idéia do mini-curso. Você está me ajudando muito. Já estou aprendendo a dar mais valor ao dinheiro.
beijos a todos.

ronaldo silva January 2, 2009 at 8:22 pm

Muito boa a sua idéia, primeiro quero aprender como valorizar e aplicar melhor o meu salário.
Organizar gastos e definir prioridades.
Obrigada.
CRISTINA

Manoel Carlos January 9, 2009 at 4:57 pm

Marcelo, falando em investimentos, tenho algumas ações da vale fgts, mas percebo que o valor só diminui, gostaria que se alguem pudesse me orientar ou explicar, agradeceria! quanto as aulas só me falta o excesso de dinheiro, mas o futuro me aguarda, isso é claro com a ajuda de vcs…aguardo ansioso a proxima aula. Abraço!

F.Abreu January 13, 2009 at 6:04 pm

Caro Manoel, tambem tenho parte do meu FGTS aplicados em VALE e PETROBRAS quando o governo abriu esta oportunidade. Ganhamos muito dinheiro com estas aplicacoes, entretanto perdemos boa parte (aprox. 50%) do que ganhamos, mas relativamente ainda estamos ganhando muito se o dinheiro ficasse aplicado no proprio FGTS. O que fazer? nada a fazer, deixe o $ aplicado, ao longo do tempo recuperaremos o que perdemos e oxala um pouco mais. A nao ser que voce saia da empresa e tenha que retirar o FGTS. Abracos FAbreu

Fernando January 19, 2009 at 8:08 pm

Marcelo obrigado pelo convite é muito nobre de sua parte dividir esse conhecimento conosco.
aguardo ancioso a proxima aula.

Cristiane February 24, 2009 at 10:02 pm

Olá!!!

Marcelo muito obrigado pelas dicas!!!
É um ótimo curso para organização financeira, ainda não consegui chegar lá, mas já estou no caminho!!!

Até a proxima aula!!!

Sérgio March 20, 2009 at 8:02 am

arcelo, estou em meio a uma crise, ainda não pude por em pratica suas dicas. Mas sempre que as leio me renovo para não dexistir.

obrigado!!!

carlos April 5, 2009 at 10:01 am

Oi, Marcelo.
Achei ótima a idéia do mini curso sobre investimentos. Tenho acompanhado suas matérias com muito interesse.Em termos de investimento sou anlfabeto e gostaria muito de aprender.
Se possível, gostaria de um esclarecimento sobre ações. É que tenho açôes da TELEMAR, empresa que não mais existe. Gostaria de saber o que eu poderia fazer com essas ações para obter o máximo de lucro. Queria usá-las para entrar nesse mercado de investimentos.
Obrigado pela atenção
Carlos

gabriel July 21, 2009 at 4:28 pm

boa tarde
gostei muito dessa ideia de mini curso e ja estou euforico para ler as outras aulas fica na paz !!!

elisangela adriano December 16, 2009 at 7:53 pm

Boa Noite!

Marcelo legal essa inativa de fazer um mini curso com a gente

Sucesso feliz 2010.

Gildo February 12, 2010 at 3:00 pm

Olá pessoal!!
Também gostei muito da idéia. Estou lendo Pai Rico Pai Pobre e já está mexendo comigo, pois não paro de pensar em como fazer para por em prática, mas vou aguardar a conclusão da leitura.
Tenho um grande desejo em aprender sobre indepencia financeira.
Um abraço a todos os leitores!!!

Steigle Santos de Oliveira February 12, 2010 at 9:00 pm

Meus parabéns Marcelo, vejo que os posts com o passar do tempo vai ajudando muitas gentes.

sandra kuhn March 4, 2010 at 9:30 pm

oi Marcelo,
muito bacana sua atitude. preciso do 2º es para perder o medo de investir,já que essa emoção não combina com ” investidor sofisticado”. muito obrigada e abraço a todos.

Antonia Sandra N. L. Pinheiro April 18, 2010 at 10:47 pm

Olá Marcelo! Que idéia brilhante essa do mine-curso. Quero me torna grande investidora,mas ainda não sei como.Obrigada pelas dicas. Abraços!

Leave a Comment