Conselho sobre Investimento: Não seja Medíocre.

31/07/2006 por Marcelo Angulo

“Anos atrás perguntei a meu pai rico: Qual conselho o senhor daria para um investidor médio? Sua resposta foi: Não seja medíocre.”

Este é o diálogo inicial do livro “O Guia de Investimentos do Pai Rico”. O conceito por trás é que 10% dos investidores são donos de 90% das ações de empresas americanas, ou seja, no mundo dos investimentos, não há espaço para o médio. Estou lendo o “Guia de Investimentos” atualmente e gostando muito. Resumidamente, trata das 5 fases para você se tornar um investidor sofisticado.

Desde o início do AmigoRico.org, sempre tive idéia de bolar um Mini-Curso na Internet. Algo simples, um texto enviado para o e-mail dos “alunos”, como um curso por correspondência. E as tais cinco fases para se tornar um investidor sofisticado me soaram como as 5 aulas para se tornar um investidor sofisticado.Assim, sejam bem vindos à aula inaugural. Serão no total seis aulas de 5 minutos cada. Nada de provas, mas a leitura é obrigatória.

Para que serve o curso? Simples, apresentar a idéia-chave de cada fase para se tornar um investidor sofisticado. O título? “Mini-curso: os 5 passos para se tornar um investidor sofisticado”.

Cinco fases? Investidor sofisticado? O que são esses termos?

Vamos começar. Investidor sofisticado é aquele que tem os 3 “Es”:

1) Escolaridade;
2) Experiência; e
3) Excesso de Dinheiro.

Por exemplo, um artista famoso pode ter excesso de dinheiro, mas não significa será um investidor sofisticado, pode ser que faltem o conhecimento e a experiência. É essa combinação de 3Es que fará com que você se distancie da média. Algumas citações do livro, dentre várias: “Se você quer ser rico, descubra o que todo mundo está fazendo e então faça justamente o contrário”; ou então “a maioria dos investidores diz não arrisque, os investidores ricos assumem riscos” e “a maioria dos investidores diz diversifique, investidores ricos se concentram”. Assumir riscos, por exemplo, exige boa escolaridade e experiência.

E como, então, fazer para se tornar um investidor sofisticado? Robert Kiyosaki, autor do “Guia de Investimentos do Pai Rico”, começou do zero e aponta cinco fases com os seguintes “títulos”:

 - Você está mentalmente preparado para se tornar um investidor?
 - Que tipo de investidor você deseja ser?
 - Como montar um negócio forte?
 - O que é um investidor sofisticado?
 - Devolver.

Nas próximas cinco aulas abordaremos o ponto-chave de cada fase. Nossos 5 minutos estão se esgotando. Agradeço a sua presença e aproveito para convidá-lo para a próxima aula. Sua participação já será uma oportunidade para adquirir o primeiro dos 3Es - a Escolaridade.

——————–———
Marcelo Junqueira Angulo é administrador de empresas pela EAESP-FGV. Texto escrito tendo como referência bibliográfica o livro “O Guia de Investimentos do Pai Rico” de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter. Se você achou este artigo interessante, visite
www.amigorico.org.

————– Os créditos acima não podem ser excluídos do texto ——–

Texto escrito com base na seguinte referência bibliográfica:

- Livro O Guia de Investimentos do Pai Rico” de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter. Para comprar no Submarino, clique aqui e Livraria Cultura (esgotado).

Que tal enviar este artigo para um amigo? Que tal convidar um amigo para participar do “mini-curso”? Informação livre. Envie por e-mail para seus amigos. Copie. Imprima. Distribua. Publique. Divulgue. Basta mencionar a fonte na íntegra.

Related Articles:

O Blog AmigoRico.org é escrito por Marcelo Junqueira Angulo, planejador financeiro pessoal CFP e autor do livro SuasFinanças.com da Coleção ExpoMoney. Visite também Médico das Finanças.

44 comentários em “Conselho sobre Investimento: Não seja Medíocre.”

  1. Vanderlei Says:

    Boa Noite, li a primeira aula e estou curioso em relação ás próximas, muito bom

    Parabens!!!

  2. Bruno Fonseca Says:

    Adoro os livros de Kiyosaki e Sharon e já li o Guia a algum tempo, porém sabe com é, moro atualmente em Brasilia e o pessoal aqui só pensa no funcionalismo público e não dá para conversar. Sua iniciativa de lidar com um ativo valioso, que é o capital intelectual, na verdade é uma grande opoturnidade de conhecimento para todos nós.

    Obrigado, Marcelo.

    Até…

    Bruno Bernardo Fonseca
    Aquiteto de Software - PNUD/ONU
    Brasilia - DF

  3. Junior Says:

    Cara, Muito boa a ideia, do mini-curso, vamos tracar conhecimentos, estou começando a ler “O Guia de investimentos” e no começo ta muito bom, falando de começar do zero, essa é minha situação.
    Aguardo a proxima aula.
    Valeu!!!!!!

  4. Joacy Says:

    Olá Marcelo, já li vários livros que tratam do mesmo tema da questão de como ficar rico, sair da dita corrida dos ratos e ter prosperidade.
    Gostaria de agradecer pelas informações prestadas no seu site.
    Tenho trabalhado arduamente para superar antigas atitudes que atrapalham o crescimento financeiro, uma delas é o medo de perder. Criei coragem e investi parte dos meus ainda parcos proventos na compra de ações. Tem sido muito interessante a experiência, tenho aprendido muito e acho isso muito gratificante. Pretendo continuar investindo e aprendendo cada vez mais.
    Gostaria de entrar em contato com o Robert Kiyosaky, você poderia me enviar o contato dele ou me dar uma dica de como faço pra conseguir isso?

    Abraços
    Joacy (São Luís/MA)

  5. Denis Vasconcelos Says:

    Olá Marcelo, muito legal a sua atitude de dar essas 5 mini-aulas, estou aprendendo muito a respeito de finanças graças a vcs. Um abraço

  6. Luiz Roberto Says:

    Marcelo

    excelente, continue e parabéns

  7. Michael Says:

    Falou jovem estou firme para a proxima aula!
    abraços…

  8. MARIANE ISABELE Says:

    Gostei muito tambem estou curiosa vou indicar o mini curso pra os amigos q assim com eu sao jovens e não sabem por onde e nem como começar..

  9. josé Renato Says:

    Li o artigo e caiu como uma luva para mim! estou tentando ser um investidor , mas não sei por onde começa, estou ansioso pela próxima aula.

  10. LATERCIO Says:

    OLA MARCELO estou adorando as dicas
    OLA BRUNO TAMBEM SOU DE BRASILIA E QUANDO VC QUIZER FALAR SOBRE O ASSUNTO BASTA VC ENTRAR EM CONTATO. 61.84412191

  11. Duilio Says:

    valeu amigão gostei

  12. jane Says:

    Realmente o mercado não tem mais espaço para pessoas medianas. Ser mediano é muito pouco num mundo complexo como o nosso. Agradeço as dicas. Estou aberta para discutir esse assunto, pois acho maravilhoso ser empreendedora, ainda que no Brasil, Jane.

  13. Silvia Says:

    Marcelo, estou achando muito bom ler suas dicas, sou iniciante e fiz recentemente um investimento em açoes e estou um pouco insegura, ja que houve uma baixa no momento, por isso quero aprender para não ter que desistir.
    Obrigada!

  14. Sebastiao Says:

    Caro Marcelo,

    Excelente sua iniciativa. Da orgulho participar da prosperidade que dissemina.

    Sebastiao

  15. Joseane Says:

    Muito boa esta sua iniciativa de ajudar outras pessoas a encontrar o melhor caminho rumo a independencia financeira. Li varios livros do Roberto Kyiosaky e sao realmente muito interessantes.
    Outro livro otimo sobre o assunto eh: Os segredos da mente milionaria - de T. Harv Eker. Ele tem um preco bem acessivel e nos ensina como banir da nossa vida conceitos que muitas vezes adquirimos na infancia e que bloqueiam nosso sucesso, nao soh financeiro, mas ref. a todos os aspectos de nossa vida.

  16. Chris Àllmêída Says:

    Parabéns pelas dicas.
    Temos um grupo aqui em Campinas, no Instituto Darma, e estudamos os livros do Robert periodicamente. As informações do Amigo Rico complementam nosso trabalho.
    Abraços e Sucesso!

  17. Rosana Antunes Says:

    Ola marcelo

    Gostei muito desta primeira aula, estou aqui no trabalho ainda sou uma mãe pobre mas estou me reeducando para me tornar uma mãe rica. Somos em 3 moças aqui no serviço e justamente esta semana estavamos pensando e analisando como investir em bolsa de valores e como fazer p/ não ter um fracasso. Aguardo a proxima aula

  18. Kátia Tribiolli Says:

    Acho que este mini-curso virá em uma boa hora. É sempre bom aprender coisas interessantes e importantes, que ainda lhe trará bons resultados futuros. É isso que acontecerá com cada um que receber as 5 lições e saber tirar bom proveito delas.

    Este artigo foi FE-NO-ME-NAL! E garanto que as 5 lições também serão.

    Um abraço.

    Kátia T. Corrêa
    multi_rendas@yahoo.com.br

  19. Marilene Passos Says:

    Li a primeira parte do mini-curso e gostei, sou estudante do curso da administração e desde o momento em que li o livro Pai Rico Pai Pobre tenho me interessado por ser uma investidora. abraço!

  20. Ivanio Antunes Jácome Says:

    Olá Marcelo, muito boa a idéia do mini-curso.
    Parabéns, estarei aguardando os próximos boletins, muito obrigado.

  21. MARA AVANCINI Says:

    Desejo ser uma investidora sofisticada. Não perco essas aulas por nada.

  22. KATIA Says:

    Poxa isso sim é uma boa noticia.Estou em Portugal e morei toda minha vida em Brasilía antes de vir pra cá.Estou feliz em poder contar com sua ajuda nesse site.Adoro a sua iniciativa.

  23. Marcelo Yamanaka Says:

    Realmente o CONHECIMENTO e AÇÃO é o que diferencia um dos outros.
    Sou grato a vc pelo acréscimo que dá ao meu conhecimento .
    Desejo-lhe vida longa e prosperidade !
    Um abraço fraterno,
    Marcelo Yamanaka

  24. Reinaldo Sousa Says:

    Tenho lido tudo que diz sobre investimento, e recentemente terminei de ler o livro \”$egredo$ Do Homem Mais Rico que já Existiu\” (Mike Murdock). Recomendo é muito bom. E or artigos deste blog é de mais, minha sujestão é que possamos repassar oportunidades de pequenos investimentos que pode mudar o estilo de vida em curto prazo.

    Faço parte da \”Organização Mundial de Negócios pela Internet\”, e podemos falar desta grande oportunidade de investimento que atualmente e o maior portal do mundo para pequenos e microempresários. E o melhor é totalmente brasileira sem concorrência.

    Um braço a todos,

    Reinaldo Sousa
    reysousa@htmail.com

  25. A.J Says:

    Agradeço muito pelas orienatações financeiras, seguindo corretamente é posssivel, chegar onde quiser, acrtedito nisso, pois desde que li o livro \”pai rico pai pobre\” e acompanhando os boletins as coisas começaram a melhorar.

  26. Anne Says:

    Olá pessoal!
    Marcelo adorei a ideia do mini curso, estou mesmo precisando do 1º ES, para poder seguir em busca dos outros ES.
    Muito sucesso no nosso curso. Q todos possamos aprender e enriquecer.
    Abraços.

  27. Karin Says:

    Parabéns Marcelo!

    Mais um curso super interessante!

    Obrigada pelo convite!

  28. Daniel Rubens Tressoldi Says:

    mto bom.. estou curioso pelas próximas aulas!!!

  29. constancia Says:

    Muito interessante! Já estou ansiosa para fazer tal curso.
    Estou passando para toda a família. beijos Constancia

  30. Romero Pereira Says:

    Gosto muito dessas idéias, comentarios,aulas, com ceteza tirarei muito proveito. Marcelo Junqueira Angulo obrigado mais uma vez.

    Abraço

  31. Fred Fraiha Says:

    Valeu. Ficou o gostinho de \”quero mais\”.

  32. Juliano Lucena Says:

    Adorei a ideia e espero que este mini-curso seja muito importante para todos como espero que será para mim.
    Obrigado Marcelo e seja muito feliz por passar suas experiências para todos nós.
    Um abraço.
    Juliano Lucena

  33. carlos luqui Says:

    Muito agradeço suas aulas e já estou aguardando-as.
    CArlos

  34. emanuela Says:

    adorei a idéia do mini-curso, já estou esperando a próxima aula.

  35. wesley Says:

    otimoooooooooooo.

  36. Marcelo Says:

    Estou me dedicando a ser um investidor sofisticado. Aguardo ansiosamente. Obrigado.

  37. Mel Says:

    Adorei a idéia do mini-curso. Você está me ajudando muito. Já estou aprendendo a dar mais valor ao dinheiro.
    beijos a todos.

  38. ronaldo silva Says:

    Muito boa a sua idéia, primeiro quero aprender como valorizar e aplicar melhor o meu salário.
    Organizar gastos e definir prioridades.
    Obrigada.
    CRISTINA

  39. Manoel Carlos Says:

    Marcelo, falando em investimentos, tenho algumas ações da vale fgts, mas percebo que o valor só diminui, gostaria que se alguem pudesse me orientar ou explicar, agradeceria! quanto as aulas só me falta o excesso de dinheiro, mas o futuro me aguarda, isso é claro com a ajuda de vcs…aguardo ansioso a proxima aula. Abraço!

  40. F.Abreu Says:

    Caro Manoel, tambem tenho parte do meu FGTS aplicados em VALE e PETROBRAS quando o governo abriu esta oportunidade. Ganhamos muito dinheiro com estas aplicacoes, entretanto perdemos boa parte (aprox. 50%) do que ganhamos, mas relativamente ainda estamos ganhando muito se o dinheiro ficasse aplicado no proprio FGTS. O que fazer? nada a fazer, deixe o $ aplicado, ao longo do tempo recuperaremos o que perdemos e oxala um pouco mais. A nao ser que voce saia da empresa e tenha que retirar o FGTS. Abracos FAbreu

  41. Fernando Says:

    Marcelo obrigado pelo convite é muito nobre de sua parte dividir esse conhecimento conosco.
    aguardo ancioso a proxima aula.

  42. Cristiane Says:

    Olá!!!

    Marcelo muito obrigado pelas dicas!!!
    É um ótimo curso para organização financeira, ainda não consegui chegar lá, mas já estou no caminho!!!

    Até a proxima aula!!!

  43. Sérgio Says:

    arcelo, estou em meio a uma crise, ainda não pude por em pratica suas dicas. Mas sempre que as leio me renovo para não dexistir.

    obrigado!!!

  44. carlos Says:

    Oi, Marcelo.
    Achei ótima a idéia do mini curso sobre investimentos. Tenho acompanhado suas matérias com muito interesse.Em termos de investimento sou anlfabeto e gostaria muito de aprender.
    Se possível, gostaria de um esclarecimento sobre ações. É que tenho açôes da TELEMAR, empresa que não mais existe. Gostaria de saber o que eu poderia fazer com essas ações para obter o máximo de lucro. Queria usá-las para entrar nesse mercado de investimentos.
    Obrigado pela atenção
    Carlos

Deixe um comentário