Conselho sobre Investimento: Não seja Medíocre.
31/07/2006 por Marcelo Angulo
“Anos atrás perguntei a meu pai rico: Qual conselho o senhor daria para um investidor médio? Sua resposta foi: Não seja medíocre.”
Este é o diálogo inicial do livro “O Guia de Investimentos do Pai Rico”. O conceito por trás é que 10% dos investidores são donos de 90% das ações de empresas americanas, ou seja, no mundo dos investimentos, não há espaço para o médio. Estou lendo o “Guia de Investimentos” atualmente e gostando muito. Resumidamente, trata das 5 fases para você se tornar um investidor sofisticado.
Desde o início do AmigoRico.org, sempre tive idéia de bolar um Mini-Curso na Internet. Algo simples, um texto enviado para o e-mail dos “alunos”, como um curso por correspondência. E as tais cinco fases para se tornar um investidor sofisticado me soaram como as 5 aulas para se tornar um investidor sofisticado.Assim, sejam bem vindos à aula inaugural. Serão no total seis aulas de 5 minutos cada. Nada de provas, mas a leitura é obrigatória.
Para que serve o curso? Simples, apresentar a idéia-chave de cada fase para se tornar um investidor sofisticado. O título? “Mini-curso: os 5 passos para se tornar um investidor sofisticado”.
Cinco fases? Investidor sofisticado? O que são esses termos?
Vamos começar. Investidor sofisticado é aquele que tem os 3 “Es”:
1) Escolaridade;
2) Experiência; e
3) Excesso de Dinheiro.
Por exemplo, um artista famoso pode ter excesso de dinheiro, mas não significa será um investidor sofisticado, pode ser que faltem o conhecimento e a experiência. É essa combinação de 3Es que fará com que você se distancie da média. Algumas citações do livro, dentre várias: “Se você quer ser rico, descubra o que todo mundo está fazendo e então faça justamente o contrário”; ou então “a maioria dos investidores diz não arrisque, os investidores ricos assumem riscos” e “a maioria dos investidores diz diversifique, investidores ricos se concentram”. Assumir riscos, por exemplo, exige boa escolaridade e experiência.
E como, então, fazer para se tornar um investidor sofisticado? Robert Kiyosaki, autor do “Guia de Investimentos do Pai Rico”, começou do zero e aponta cinco fases com os seguintes “títulos”:
- Você está mentalmente preparado para se tornar um investidor?
- Que tipo de investidor você deseja ser?
- Como montar um negócio forte?
- O que é um investidor sofisticado?
- Devolver.
Nas próximas cinco aulas abordaremos o ponto-chave de cada fase. Nossos 5 minutos estão se esgotando. Agradeço a sua presença e aproveito para convidá-lo para a próxima aula. Sua participação já será uma oportunidade para adquirir o primeiro dos 3Es - a Escolaridade.
——————–———
Marcelo Junqueira Angulo é administrador de empresas pela EAESP-FGV. Texto escrito tendo como referência bibliográfica o livro “O Guia de Investimentos do Pai Rico” de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter. Se você achou este artigo interessante, visite www.amigorico.org.
————– Os créditos acima não podem ser excluídos do texto ——–
Texto escrito com base na seguinte referência bibliográfica:
- Livro O Guia de Investimentos do Pai Rico” de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter. Para comprar no Submarino, clique aqui e Livraria Cultura (esgotado).
Que tal enviar este artigo para um amigo? Que tal convidar um amigo para participar do “mini-curso”? Informação livre. Envie por e-mail para seus amigos. Copie. Imprima. Distribua. Publique. Divulgue. Basta mencionar a fonte na íntegra.
O Blog AmigoRico.org é escrito por Marcelo Junqueira Angulo, planejador financeiro pessoal CFP e autor do livro SuasFinanças.com da Coleção ExpoMoney. Visite também Médico das Finanças.


October 25th, 2006 at 12:43 am
Boa Noite, li a primeira aula e estou curioso em relação ás próximas, muito bom
Parabens!!!
October 25th, 2006 at 1:52 am
Adoro os livros de Kiyosaki e Sharon e já li o Guia a algum tempo, porém sabe com é, moro atualmente em Brasilia e o pessoal aqui só pensa no funcionalismo público e não dá para conversar. Sua iniciativa de lidar com um ativo valioso, que é o capital intelectual, na verdade é uma grande opoturnidade de conhecimento para todos nós.
Obrigado, Marcelo.
Até…
Bruno Bernardo Fonseca
Aquiteto de Software - PNUD/ONU
Brasilia - DF
October 25th, 2006 at 2:40 pm
Cara, Muito boa a ideia, do mini-curso, vamos tracar conhecimentos, estou começando a ler “O Guia de investimentos” e no começo ta muito bom, falando de começar do zero, essa é minha situação.
Aguardo a proxima aula.
Valeu!!!!!!
October 25th, 2006 at 3:47 pm
Olá Marcelo, já li vários livros que tratam do mesmo tema da questão de como ficar rico, sair da dita corrida dos ratos e ter prosperidade.
Gostaria de agradecer pelas informações prestadas no seu site.
Tenho trabalhado arduamente para superar antigas atitudes que atrapalham o crescimento financeiro, uma delas é o medo de perder. Criei coragem e investi parte dos meus ainda parcos proventos na compra de ações. Tem sido muito interessante a experiência, tenho aprendido muito e acho isso muito gratificante. Pretendo continuar investindo e aprendendo cada vez mais.
Gostaria de entrar em contato com o Robert Kiyosaky, você poderia me enviar o contato dele ou me dar uma dica de como faço pra conseguir isso?
Abraços
Joacy (São Luís/MA)
November 1st, 2006 at 4:48 pm
Olá Marcelo, muito legal a sua atitude de dar essas 5 mini-aulas, estou aprendendo muito a respeito de finanças graças a vcs. Um abraço
November 9th, 2006 at 11:36 pm
Marcelo
excelente, continue e parabéns
January 15th, 2007 at 4:38 pm
Falou jovem estou firme para a proxima aula!
abraços…
February 9th, 2007 at 1:29 pm
Gostei muito tambem estou curiosa vou indicar o mini curso pra os amigos q assim com eu sao jovens e não sabem por onde e nem como começar..
February 12th, 2007 at 12:14 am
Li o artigo e caiu como uma luva para mim! estou tentando ser um investidor , mas não sei por onde começa, estou ansioso pela próxima aula.
March 5th, 2007 at 2:27 pm
OLA MARCELO estou adorando as dicas
OLA BRUNO TAMBEM SOU DE BRASILIA E QUANDO VC QUIZER FALAR SOBRE O ASSUNTO BASTA VC ENTRAR EM CONTATO. 61.84412191
March 12th, 2007 at 12:32 am
valeu amigão gostei
March 12th, 2007 at 6:16 pm
Realmente o mercado não tem mais espaço para pessoas medianas. Ser mediano é muito pouco num mundo complexo como o nosso. Agradeço as dicas. Estou aberta para discutir esse assunto, pois acho maravilhoso ser empreendedora, ainda que no Brasil, Jane.
March 20th, 2007 at 12:34 am
Marcelo, estou achando muito bom ler suas dicas, sou iniciante e fiz recentemente um investimento em açoes e estou um pouco insegura, ja que houve uma baixa no momento, por isso quero aprender para não ter que desistir.
Obrigada!
May 5th, 2007 at 5:30 pm
Caro Marcelo,
Excelente sua iniciativa. Da orgulho participar da prosperidade que dissemina.
Sebastiao
June 4th, 2007 at 2:39 pm
Muito boa esta sua iniciativa de ajudar outras pessoas a encontrar o melhor caminho rumo a independencia financeira. Li varios livros do Roberto Kyiosaky e sao realmente muito interessantes.
Outro livro otimo sobre o assunto eh: Os segredos da mente milionaria - de T. Harv Eker. Ele tem um preco bem acessivel e nos ensina como banir da nossa vida conceitos que muitas vezes adquirimos na infancia e que bloqueiam nosso sucesso, nao soh financeiro, mas ref. a todos os aspectos de nossa vida.
June 8th, 2007 at 12:13 pm
Parabéns pelas dicas.
Temos um grupo aqui em Campinas, no Instituto Darma, e estudamos os livros do Robert periodicamente. As informações do Amigo Rico complementam nosso trabalho.
Abraços e Sucesso!
June 25th, 2007 at 4:18 pm
Ola marcelo
Gostei muito desta primeira aula, estou aqui no trabalho ainda sou uma mãe pobre mas estou me reeducando para me tornar uma mãe rica. Somos em 3 moças aqui no serviço e justamente esta semana estavamos pensando e analisando como investir em bolsa de valores e como fazer p/ não ter um fracasso. Aguardo a proxima aula
June 29th, 2007 at 4:50 pm
Acho que este mini-curso virá em uma boa hora. É sempre bom aprender coisas interessantes e importantes, que ainda lhe trará bons resultados futuros. É isso que acontecerá com cada um que receber as 5 lições e saber tirar bom proveito delas.
Este artigo foi FE-NO-ME-NAL! E garanto que as 5 lições também serão.
Um abraço.
Kátia T. Corrêa
multi_rendas@yahoo.com.br
June 30th, 2007 at 10:36 pm
Li a primeira parte do mini-curso e gostei, sou estudante do curso da administração e desde o momento em que li o livro Pai Rico Pai Pobre tenho me interessado por ser uma investidora. abraço!
July 20th, 2007 at 12:48 pm
Olá Marcelo, muito boa a idéia do mini-curso.
Parabéns, estarei aguardando os próximos boletins, muito obrigado.
August 18th, 2007 at 4:58 pm
Desejo ser uma investidora sofisticada. Não perco essas aulas por nada.
September 4th, 2007 at 1:06 pm
Poxa isso sim é uma boa noticia.Estou em Portugal e morei toda minha vida em Brasilía antes de vir pra cá.Estou feliz em poder contar com sua ajuda nesse site.Adoro a sua iniciativa.
September 11th, 2007 at 4:22 pm
Realmente o CONHECIMENTO e AÇÃO é o que diferencia um dos outros.
Sou grato a vc pelo acréscimo que dá ao meu conhecimento .
Desejo-lhe vida longa e prosperidade !
Um abraço fraterno,
Marcelo Yamanaka
September 20th, 2007 at 4:28 pm
Tenho lido tudo que diz sobre investimento, e recentemente terminei de ler o livro \”$egredo$ Do Homem Mais Rico que já Existiu\” (Mike Murdock). Recomendo é muito bom. E or artigos deste blog é de mais, minha sujestão é que possamos repassar oportunidades de pequenos investimentos que pode mudar o estilo de vida em curto prazo.
Faço parte da \”Organização Mundial de Negócios pela Internet\”, e podemos falar desta grande oportunidade de investimento que atualmente e o maior portal do mundo para pequenos e microempresários. E o melhor é totalmente brasileira sem concorrência.
Um braço a todos,
Reinaldo Sousa
reysousa@htmail.com
September 24th, 2007 at 2:30 pm
Agradeço muito pelas orienatações financeiras, seguindo corretamente é posssivel, chegar onde quiser, acrtedito nisso, pois desde que li o livro \”pai rico pai pobre\” e acompanhando os boletins as coisas começaram a melhorar.
September 25th, 2007 at 2:21 pm
Olá pessoal!
Marcelo adorei a ideia do mini curso, estou mesmo precisando do 1º ES, para poder seguir em busca dos outros ES.
Muito sucesso no nosso curso. Q todos possamos aprender e enriquecer.
Abraços.
October 12th, 2007 at 4:59 pm
Parabéns Marcelo!
Mais um curso super interessante!
Obrigada pelo convite!
November 4th, 2007 at 3:43 pm
mto bom.. estou curioso pelas próximas aulas!!!
November 5th, 2007 at 7:45 pm
Muito interessante! Já estou ansiosa para fazer tal curso.
Estou passando para toda a família. beijos Constancia
November 28th, 2007 at 12:31 pm
Gosto muito dessas idéias, comentarios,aulas, com ceteza tirarei muito proveito. Marcelo Junqueira Angulo obrigado mais uma vez.
Abraço
December 2nd, 2007 at 2:45 am
Valeu. Ficou o gostinho de \”quero mais\”.
December 3rd, 2007 at 3:59 pm
Adorei a ideia e espero que este mini-curso seja muito importante para todos como espero que será para mim.
Obrigado Marcelo e seja muito feliz por passar suas experiências para todos nós.
Um abraço.
Juliano Lucena
May 19th, 2008 at 2:55 pm
Muito agradeço suas aulas e já estou aguardando-as.
CArlos
May 28th, 2008 at 5:25 pm
adorei a idéia do mini-curso, já estou esperando a próxima aula.
October 6th, 2008 at 5:44 pm
otimoooooooooooo.
November 3rd, 2008 at 5:53 pm
Estou me dedicando a ser um investidor sofisticado. Aguardo ansiosamente. Obrigado.
November 21st, 2008 at 6:37 am
Adorei a idéia do mini-curso. Você está me ajudando muito. Já estou aprendendo a dar mais valor ao dinheiro.
beijos a todos.
January 2nd, 2009 at 8:22 pm
Muito boa a sua idéia, primeiro quero aprender como valorizar e aplicar melhor o meu salário.
Organizar gastos e definir prioridades.
Obrigada.
CRISTINA
January 9th, 2009 at 4:57 pm
Marcelo, falando em investimentos, tenho algumas ações da vale fgts, mas percebo que o valor só diminui, gostaria que se alguem pudesse me orientar ou explicar, agradeceria! quanto as aulas só me falta o excesso de dinheiro, mas o futuro me aguarda, isso é claro com a ajuda de vcs…aguardo ansioso a proxima aula. Abraço!
January 13th, 2009 at 6:04 pm
Caro Manoel, tambem tenho parte do meu FGTS aplicados em VALE e PETROBRAS quando o governo abriu esta oportunidade. Ganhamos muito dinheiro com estas aplicacoes, entretanto perdemos boa parte (aprox. 50%) do que ganhamos, mas relativamente ainda estamos ganhando muito se o dinheiro ficasse aplicado no proprio FGTS. O que fazer? nada a fazer, deixe o $ aplicado, ao longo do tempo recuperaremos o que perdemos e oxala um pouco mais. A nao ser que voce saia da empresa e tenha que retirar o FGTS. Abracos FAbreu
January 19th, 2009 at 8:08 pm
Marcelo obrigado pelo convite é muito nobre de sua parte dividir esse conhecimento conosco.
aguardo ancioso a proxima aula.
February 24th, 2009 at 10:02 pm
Olá!!!
Marcelo muito obrigado pelas dicas!!!
É um ótimo curso para organização financeira, ainda não consegui chegar lá, mas já estou no caminho!!!
Até a proxima aula!!!
March 20th, 2009 at 8:02 am
arcelo, estou em meio a uma crise, ainda não pude por em pratica suas dicas. Mas sempre que as leio me renovo para não dexistir.
obrigado!!!
April 5th, 2009 at 10:01 am
Oi, Marcelo.
Achei ótima a idéia do mini curso sobre investimentos. Tenho acompanhado suas matérias com muito interesse.Em termos de investimento sou anlfabeto e gostaria muito de aprender.
Se possível, gostaria de um esclarecimento sobre ações. É que tenho açôes da TELEMAR, empresa que não mais existe. Gostaria de saber o que eu poderia fazer com essas ações para obter o máximo de lucro. Queria usá-las para entrar nesse mercado de investimentos.
Obrigado pela atenção
Carlos