Ganhar dinheiro: 7 dicas práticas de quem chegou lá

by AmigoRico.org on November 3, 2008 · 80 comments

Um dos pontos mais interessantes do blog AmigoRico.org, ultimamente, vem sendo a troca de idéias entre os visitantes do blog. Pois bem, o leitor Eduardo Weber enviou um excelente texto, que publico a seguir.

Pedi ao Eduardo que descrevesse a experiência dele, ao que ele me respondeu: “Primeiramente, que bom que você gostou do meu artigo, fico muito feliz. Segundo, sobre mim, vou lhe passar algumas informações para você colocar junto com o artigo.

Bem, eu tenho 27 anos e atualmente trabalho com criação de cães da raça bulldog inglês e compro e vendo imóveis. Normalmente eu compro imóveis penhorados ou hipotecados, da mesma maneira que Robert ‘Toru’ Kiyosaki. Comecei trabalhando na compra e venda de carros e desenvolvendo softwares e scripts para sites, com o tempo consegui entrar no ramo de imóveis e hoje possuo um portifolio bem interessante. Consegui com bastante esforço atingir minha independência financeira com 24 anos, hoje trabalho para aumentar meu portifolio de imóveis e para aumentar minha renda passiva mensal.”

Eduardo conta a seguir 7 dicas para ganhar dinheiro e se tornar um ótimo investidor fundamentadas na experiência prática dele em busca da independência financeira.

Aproveitem! E, desde já, agradeço ao Eduardo, em nome de todos os membros do AmigoRico.org, pela contribuição.

“Esse artigo tem o objetivo de explicar algumas definições importantes para todos que tem o objetivo e o desejo de ganhar dinheiro e se tornar uma pessoa rica. São definições simples e que estão simplificadas de maneira a serem uma introdução que merece futuras explicações mais completas e detalhadas.

1. A definição de Ativos e Passivos

É muito importante o entendimento dessa definição, pois esta lhe ajudará a entender e visualizar mais facilmente possibilidades de ganho de dinheiro. Uma definição que gosto de utilizar é: ATIVOS são tudo aquilo que colocam dinheiro no seu bolso e PASSIVOS são tudo aquilo que tiram dinheiro do seu bolso. Um exemplo simples dessa definição seria: se você comprar um imóvel e alugá-lo, ele lhe dará uma renda mensal, sendo então um ativo. Porém se, ao invés de alugar o seu imóvel, você for morar neste imóvel ele se tornará  um passivo, pois ao invés de uma renda você terá várias despesas, como, por exemplo, água, luz, condomínio, IPTU, etc. Isso é apenas um exemplo para você entender que é melhor você aplicar seu dinheiro em algo que lhe gere uma renda ao invés de uma despesa.

2. Invista dinheiro naquilo que você tenha controle

Muitas pessoas acreditam que investir dinheiro é pegar todas as suas economias e colocá-las no banco, porém investir dinheiro não significa colocar dinheiro no banco unicamente, pois quem mais ganha com o seu dinheiro não é você, mas sim o banco. Neste exemplo de investimento que muitas pessoas seguem, elas estão deixando de ganhar muito mais do que realmente poderiam ganhar e dando a possibilidade uma instituição obter esses lucros. Imagine só: você aplica na poupança 1 mil reais e então você recebe de juros ao mês cerca de 0,5% ou seja você recebe em torno de 5 reais por mês de lucro, enquanto o banco empresta esse mesmo dinheiro (o seu dinheiro) em diversos tipos de financiamentos e empréstimos e chegam a ganhar até 12% ou mais por mês, ou seja 120 reais por mês. Neste exemplo, quem está ganhando mais, você ou o banco?  Agora, por que o banco ganha mais? Simples, por que eles administram seus investimentos.

Se você administrar o seu dinheiro e os seus investimentos você não acredita que investindo 1 mil reais você não ganharia muito mais do que 5 reais ou até mesmo 120 reais por mês? Eu acredito que sim.

3. Aplique seu dinheiro em investimentos de curto e longo prazo

Se você tiver uma fazenda e investir em um pomar de maçã ou laranjas e não tiver em sua fazenda uma horta para plantar outras frutas, verduras, além de ter algumas galinhas e vacas, você não terá como sobreviver até o seu pomar começar a dar seus frutos. A mesma coisa você deve considerar em seus investimentos, se você tiver um pomar, ou seja, investimentos de longo prazo, você só colherá seus frutos dentro de alguns anos. Já se você tiver juntamente com o seu pomar uma horta e alguns animais, ou seja, investimentos de curto e médio prazo, você ganhará seus lucros dentro de uma mesma semana, quinzena, mês ou ano.

4. Reaplicar seus lucros

Um grande segredo dos ricos é que eles reaplicam a maior parte dos seus lucros nos mesmos investimentos onde eles já têm dinheiro aplicado e em novos tipos de investimentos. Um exemplo, se você for a uma fábrica de sapatos e comprar um par de sapatos por 30 reais e vender esse par por 60 reais, o que você faria: você sairia correndo para uma loja de móveis e daria esse valor de entrada na compra de uma TV ou pegaria o seu lucro e voltaria na fábrica de sapatos para comprar 2 pares de sapatos?

Se você comprar 2 pares de sapato, você estaria reinvestindo seu dinheiro no mesmo tipo de negócio, mas se você utilizar uma parte do seu lucro para adquirir meias para oferece aos seus clientes quando você for vender seus sapato você estará reaplicando seus lucros em outro tipo de negócio.

5. Seu emprego não deve ser a sua única fonte de renda

Muitas pessoas cometem esse pequeno erro, acreditam que o seu emprego é e deve ser sua única fonte se renda. Agora eu pergunto, e se acontecer alguma eventualidade? E se você ficar doente e não puder trabalhar? De onde você tirará fundos para sustentar você e sua família? Das suas economias?

Trate o seu emprego como seu financiador de investimentos, use o dinheiro de seu salário para financiar suas atividades extras empregatícias. Tenha em mente que a melhor aposentadoria que você pode ter são os juros e rendimentos que você tem dos seus próprios investimentos. Seja uma pessoa multifuncional, não se limite apenas ao seu emprego ou atividade.

6. Em toda necessidade existe uma oportunidade

Você deve estar pensando: Entendi tudo até agora, mas onde eu devo investir meu dinheiro?

Bem, a maioria das pessoas acredita que não é capaz de investir seu próprio dinheiro e que deve existir alguma fórmula mágica na qual você a aplica em sua vida e então você fica rico. Primeiro, todos são capazes de investir seu próprio dinheiro e alcançar lucros. Segundo, não existe uma fórmula mágica, mas sim uma lei: em toda a necessidade existe uma oportunidade. Todas as pessoas compartilham das mesmas necessidades, comer é uma delas, pense bem agora, quantos negócios e empresas você conhece que trabalham com essa necessidade? Com certeza, muitas.

Existem infinitas necessidades e conseqüentemente infinitas oportunidades. Cabe a você agora pensar em uma necessidade na qual você possa investir o seu dinheiro. Uma sugestão: invista naquilo que você já tenha algum conhecimento ou afinidade.

7. Não pense que você não pode ter alguma coisa mas sim o que você tem que fazer para obtê-la

Quando você tem o interesse em adquirir alguma coisa, mas você não possui o dinheiro para isso não fique desanimado e deixe seu desejo de lado. Essa é a reação mais comum: esquecer os seus desejos e se acomodar a idéia de você não pode ter ou fazer alguma coisa. Na verdade esse é o tipo de mentalidade oposta da que você deve possuir, não aceite a situação e coloque a sua mente para trabalhar. Não pare de pensar quando você concluir que não pode ter alguma coisa, mas comece a pensar em tudo aquilo que você terá que fazer para possuí-la. A sua mente é a sua única arma, use-a ao seu favor. Se você tem o desejo de se tornar uma pessoa rica, não fique desanimado e pensando que você não pode ser, mas pense em tudo o que você terá que fazer para alcançar esse status. Não fique esperando o dinheiro que você deseja ter cair do céu no seu colo, arregace as mangas e comece a agir. Você tem a capacidade para isso, na verdade todos têm, mas são poucos que conseguem atingir esse status, pois são poucos que possuem a mente ligada na riqueza. Tenha a sua mente ligada na riqueza e você se tornará rico ou tenha a mente ligada na pobreza e você ficará podre. Só depende de você, dos seus pensamentos e ações. ”

Texto escrito por Eduardo Weber, leitor do AmigoRico.org. Caso você tenha um texto interessante sobre independência financeira e investimentos, envie para nós!

Related Articles:

Desde 2002, AmigoRico.org indica as melhores fontes de informação gratuitas para ajudar você a cuidar do seu dinheiro. São mais de 20.000 inscritos em nosso boletim gratuito. Inscreva-se gratuitamente no boletim Amigo Rico e receba artigos, resumos e novidades para o auxiliar na conquista da Independência Financeira

AmigoRico.org recomenda também o livro SuasFinanças.com da Coleção ExpoMoney.

{ 78 comments… read them below or add one }

J. NETO June 9, 2010 at 10:24 am

OLÁ!
TENHO UMA APLICAÇÃO NA CONTA POUPANÇA DE 40000 REAIS ,O RENDIMENTO É MUITO BAIXO,CERCA DE 0.5 % AO MÊS ,ESTOU MUITO INSATISFEITO,PORÉM AMEDRONTADO EM ARRISCAR UM OUTRO TIPO DE INVESTIMENTO .O QUE DEVO FAZER ,SERÁ QUE É VIÁVEL UMA OUTRA APLICAÇÃO ,OU DEVIDO A BAIXA QUANTIA DEVO PERMANECER NESSE TIPO DE INVESTIMENTO?
GRATO!

AmigoRico.org June 18, 2010 at 1:19 pm

J. Neto, aqui no site há bastante conteúdo que pode ajudá-lo a estudar mais sobre o assunto e, então, decidir. Por exemplo, http://www.amigorico.org/blog/2010/05/19/consultorio-financeiro-o-que-e-melhor-para-poupar-pgbl-vgbl-cdbs-ou-fundos/ Bom estudo! Equipe AmigoRico.org

Acil Cesar August 9, 2010 at 4:31 pm

Olá Eduardo.
Achei muito legal você dividir sua estória com o grupo. Também espero um dia poder dividir a minha, quando conseguir chegar lá.
Já cheguei lá por duas vezes e não consegui segurar. Estou recomeçando e estas estórias ajudam bastante. Com certeza vou conseguir mais uma vez, só que agora não quero cair mais. “QUERO CONSEGUIR E MANTER”.
abraço a todos.

José Antonio de Souza September 28, 2010 at 1:49 pm

Só um ressalva quanto ao texto:

Quanto mais pensamos na pobreza nos tornamos

José Antonio de Souza September 28, 2010 at 1:52 pm

completando:
Quanto mais pensamos na pobreza nos tornamos
“podres” ou quis dizer pobres…

Fábio December 30, 2010 at 12:25 pm

Bom seria se fose, pois luto a minha vida toda e acho que fora DEUS. amigos, parentes e etc tem que ter o fator sorte também e muito, pois sem sorte acredito piamente que não existe formula, para riqueza. Abraço a todos e FELIZ 2011.

Fernando January 5, 2011 at 5:43 pm

Esse cara simplesmente transcreveu, alguns trechos do livro: pai rico pai pobre, nada mais.

carla April 2, 2011 at 9:23 pm

Não importa se ele transcreveu, e sim o que ele transcreveu, o texto é muito proveitoso e otimista, na verdade muitas pessoas apenas preferem acreditar que é difícil ao invés de analisar e tentar. Não se esquecendo de ter em mente que tudo vai dar certo.

Crasso May 30, 2011 at 2:25 pm

Muito interessante o texto, nosso amigo Fabio comentou que depende tambem de sorte, eu não acho isso, sorte é você pensar positivamente sobre o que você quer, e focalizar aquilo como se fosse algo para sua sobrevivencia, eu já analisei os dito sortudos que conheço e cheguei a conclusão que eles simplesmente correm mais atras do que eles querem, ao contrario de mim e de muitas pessoas, mas to mudando esse comportamento, estou lendo um livro excelente e está me ajudando muito, O Segredo da Mente Milionaria, é um livro pra mudar de vida, como Pai Rico, Pai Pobre.

Cristian Carla June 13, 2011 at 9:51 pm

Na verdade essas idéias não são novas nem tão pouco originais. O importante é com qual espírito está imbuída no momento em que é lançada aos leitores. A meu ver o espírito do Eduardo ao lançar o artigo foi genuíno e portanto o felicito por tentar acenar com uma luz no fim do túnel pra quem, como eu, não a consegue encontrar.

valdeilson June 15, 2011 at 9:44 pm

eu tenho um pedaçinho de terra na minha casa na cidade sera que eu poderia envestir em pomar de maça laranja e tambem em venduras para receber lucros alem das coisas que eu compro em um lugar barato para revender

Melícia November 6, 2011 at 11:58 pm

Olá, sou PNE e estou com dificuldades para conseguir trabalho digno, pois tenho curso superior em Ciências Contábeis, mas só oferecem subemprego tenho alto conhecimento de informatica tb… Eu não tenho idéia do que posso fazer para conseguir ganhar dinheiro, ter alguma função para ajudar meu esposo e cuidar de nosso filho pequeno que é nosso maior tesouro. Gostaria de fazer algo seguro e rendavel…
Aguardo retorno.
Obrigada e fica com Deus

Sidclelson Siqueira Silva November 28, 2011 at 1:09 pm

Eu sou universitário gostaria de ganhar dinheiro mas não sei como, faço o maior esforço pra permanecer na faculdade já passei muita necessidade e ainda passo já tentei dar aulas de reforço de matemática mas não consegui nada so humilhações tem dia que fico até sem me alimentar porque não aparece dinheiro. O que faço pra ganhar dinheiro pelo menos pra me manter?

isabele guedes November 29, 2011 at 8:43 pm

ola meu nome é isabele gostaria de saber se tem como voce me dá uma dica do que devo fazer para ganhar dinheiro,sou estudante de administração e pretendo estudar p fazer concursos mas enquanto isso queria uma ajuda para o que devo fazer.
agradeço!
boa noite

AmigoRico.org December 20, 2011 at 10:12 am

Isa, você está pensando em bicos ou em algo fixo? Nos explique melhor para pensarmos juntos ok!

AmigoRico.org December 20, 2011 at 10:27 am

Sidclelson,

A vida realmente às vezes não é muito fácil. Passamos por fases que parecem mais provações e testes de resistência que qualquer coisa. Quanto às aulas de reforço de matemática com certeza você não passou humilhações, não pense isso, o trabalho sempre dignifica o homem. Mesmo que seu trabalho não tenha sido reconhecido ou apreciado, isso não é motivo para se sentir humilhado, ao contrário, orgulhoso de ter tentado algo novo, se jogado numa atividade que não tinha tentado antes. Ou seja, primeiro ponto: cabeça erguida. A vida respeita quem se respeita. Segundo lugar, conte mais de você…você vive com seus pais? Se mantém 100% sozinho? Faculdade de que está fazendo? Não seria bacana tentar um estágio na faculdade, um trabalho na biblioteca ou algo assim? Vamos te ajudar! Conte conosco! Grande abraço equipe amigorico.org

Antonio December 22, 2011 at 4:59 pm

Cara tenho uma computador e uma impressora multifuncional geralmente eu faço cartões convites tiro cópias , me de uma dica legal para que eu possa ganhar dinheiro com minhas ferramentas que possa dar um bom lucro e ajudar na minha fonte de renda. Agradeço se me der uma opinião!

antonio marcos pires January 1, 2012 at 10:16 am

Sou casado tenho 4 filhos, trabalho com vendas de salgados congelados e disque marmitex , mais infelizmente não vejo lucro.
Não estou passando fome mais o dinheiro mal da para isso comer.
Queria comprar roupas para minhas filhas e filhos , e pra ajudar esse ano não deu para comprar nem ao menos uma camisa a eles, oque faço me ajudem a aprender administrar oque faço.

alexandra January 10, 2012 at 11:26 pm

obrigada pela partilha.

tatiane January 30, 2012 at 12:16 pm

ola gostaria sou dona de casa e gostaria de saber se vc tem uma dica pra mim começar a trabalhar em casa para ajudar no orçamento de casa .

neuza saretta February 23, 2012 at 1:37 pm

parabéns pela matéria, interessante o otimismo gera vontade, a vontade g conheçimento,e assim por diante, acho dificil é começar a gente sempre tem medos e insegurança, qual a dica vc daria para quem quer montar um negócio, mas não tem o capital inicial??
preciso comprar uma maquina para fabricar alma feita de papel, que vai nas golas de camisa.e fez os calculos da pra ganhar um bom dinheiro.

obrigada

ana gildo March 4, 2012 at 8:46 am

ola gostaria de uma ideia morro num assentamento gostaria de plantar algo que poderia me dar lucro tenho 6 alqueiro de terra vou receber o dinheiro 2000 reais eu quero envestir em algo para eu trabalhar na minha terra desde ja agradeco sua resposta

Gustavo Mendes March 7, 2012 at 11:04 am

Bom dia! Trabalho como promotor de financiamentos de veículos em Monte Carmelo – Minas e gostaria de receber algumas sugestões sobre como consigo ganhar dinheiro na área além do meu salário e comissões!

Visito as garagens todos os dias, dou suporte à todas as lojas mas não estou tendo o resultado que espero. Há vários bancos mais ativos e que dão mais “lucros” aos lojistas e não tenho idéia de como melhorar e buscar mais resultados. Aguardo sua sugestão. Obrigado

angela bento March 25, 2012 at 10:08 am

q bom q esiste pessoas q tentan passar coisas boas para outras tem pessoas q precisam de pelo menos uma direcao e e isso q vc esta dando deus o abencoe

luiz April 9, 2012 at 11:28 am

Boa dia, gostaria de obter os boletins, obrigado. Luiz

tiago April 23, 2012 at 9:41 pm

entao ja estou para vender um apartamento avaliado em 90000 mil reais para investir em alguma coisa mas nao sei no que investir, pois a unica coisa que eu sei fazer esta muito desvalorizada gostaria de receber algumas dicas o que eu poderia fazer e como administrar tal negocio

Jeandro May 18, 2012 at 9:25 am

Obrigado por compartilhar seus conhecimentos, ficou muito bom , voce ajudou muitas pessoas.

thiago tg January 21, 2014 at 9:45 pm

muito bom artigo, parabéns!

Leave a Comment

{ 2 trackbacks }